Avatar autor post - Chamyto

11 de agosto de 2025

Por Chamyto

Pular, correr, desenhar… todas essas atividades tão presentes no dia a dia das crianças são mais do que simples brincadeiras: elas são fundamentais para o desenvolvimento da coordenação motora. A coordenação motora é uma das habilidades mais importantes no desenvolvimento infantil e, por isso, é muito importante que seja estimulada desde os primeiros anos de vida. O melhor de tudo? Isso pode ser feito de forma divertida, por meio de brincadeiras simples, criativas e que envolvem o corpo todo!

A seguir, você vai conhecer 10 atividades que ajudam a fortalecer a coordenação motora infantil de forma lúdica e divertida. Confira! 

Veja mais: Longe das telas: 9 ideias superdivertidas de brincadeiras para crianças 

O que é coordenação motora infantil?

A coordenação motora nada mais é do que a capacidade do corpo de realizar movimentos com precisão, envolvendo os sistemas muscular, esquelético e nervoso. Por isso, é uma habilidade essencial para a realização da maioria das atividades no dia a dia, desde coisas mais simples, como escovar os dentes e fazer recortes até coisas mais complexas, como praticar esportes e escrever em letra cursiva.

Nos primeiros anos de vida, o desenvolvimento da coordenação motora infantil é essencial para que as crianças possam se movimentar com autonomia, conquistar independência, além de conseguirem fazer por si só coisas básicas do cotidiano – como amarrar os sapatos e segurar objetos.

A coordenação motora se se divide principalmente em:

  • Coordenação motora grossa: envolve os grandes músculos, responsáveis por correr, pular, dançar, andar etc.
  • Coordenação motora fina: está ligada aos movimentos mais delicados, como manusear lápis, recortar com tesoura, montar brinquedos pequenos ou abotoar roupas.

Saiba mais: Guia dos esportes para crianças: idade certa para começar e dicas essenciais 

10 atividades para desenvolver a coordenação motora infantil

Estimular o desenvolvimento da coordenação motora infantil por meio de brincadeiras é a forma mais natural e eficiente de colocar as técnicas em prática. Durante as atividades lúdicas, que podem ser feitas até mesmo dentro de casa, as crianças passam a conhecer seus limites, desenvolvem foco, noções espaciais e de movimentos, fortalecendo a musculatura e a cognição – tudo isso enquanto se divertem e criam memórias afetivas! 

Confira algumas ideias de como desenvolver a coordenação motora infantil de uma forma simples e lúdica:

1) Pintura com os dedos

Essa atividade é perfeita para crianças pequenas. Ela é ideal para trabalhar a  coordenação motora fina e a percepção sensorial. Ao mergulhar os dedinhos em tinta – que pode ser do tipo guache – e espalhar as cores pelo o papel, a criança aprende a controlar os movimentos das mãos, reconhece formas e texturas e ainda desenvolve a criatividade. 

2) Massinha de modelar

Modelar massinha é uma forma super divertida e eficaz de fortalecer a musculatura dos dedos e das mãos. Amassar, enrolar, achatar, cortar e montar mini esculturas estimula o controle dos movimentos e a imaginação. Além disso, essa atividade promove o foco e a paciência. 

3) Blocos e quebra-cabeças

Montar peças, empilhar blocos ou encaixar partes de um quebra-cabeça desenvolve tanto a coordenação motora fina quanto o raciocínio lógico e a percepção espacial. Para as crianças menores, o ideal são brinquedos com peças maiores. Mas, conforme crescem, a dica é oferecer desafios mais complexos  para continuar estimulando o aprendizado.

4) Obstáculos em casa

Esse tipo de brincadeira desenvolve a coordenação grossa, o equilíbrio e a noção de espaço! É ideal para gastar energia de forma positiva e criar vínculos familiares quando os pais também participam ativamente da atividade. Para aproveitar as férias escolares ou gerar entretenimento no fim de semana, a dica é organizar um percurso com almofadas, cordas, cadeiras, caixas e brinquedos. 

5) Dança 

Dançar é uma das atividades mais completas para o corpo: além de estimular a consciência corporal, o ritmo e a expressão emocional, a dança fortalece a musculatura, melhora o equilíbrio e ajuda no controle dos movimentos. Coloque músicas divertidas, dance com a criança ou proponha coreografias simples para repetir juntos. Uma boa dica é buscar coreografias já prontas na internet! 

Confira também: Ballet infantil: a partir de que idade começar e os benefícios para a saúde física e mental das crianças  

6) Brincadeiras com bola

Jogar, rolar, chutar, arremessar e segurar bolas de diferentes tamanhos são ações que ajudam a desenvolver a coordenação motora, o tempo de reação e o equilíbrio. Comece com bolas maiores, que facilitam o manuseio, e aumente o desafio conforme a criança vai se desenvolvendo. Essa é uma ótima forma de brincar ao ar livre e ainda praticar esportes! 

Confira: Esportes para crianças: 8 opções que ajudam no desenvolvimento 

7) Amarelinha

Essa brincadeira é um clássico. Além de divertida, a amarelinha estimula a força das pernas, o equilíbrio, o controle do corpo e a coordenação motora grossa. Você pode fazer o desenho no chão de casa com um giz de quadro negro ou com fitas adesivas. A criança aprende a alternar os apoios dos pés, manter o foco e seguir sequências, habilidades essenciais para o desenvolvimento motor e cognitivo.

8) Recortes e colagens 

Recortar papéis com formas variadas (linhas retas, curvas, círculos e figuras) ajuda a fortalecer a musculatura das mãos e aprimorar a coordenação fina. A prática é excelente para a preparação para a escrita, além de ser uma forma divertida de treinar a precisão. Com os recortes, as crianças podem montar colagens utilizando cola branca – o que estimula ainda mais a criatividade! 

Não se esqueça de utilizar tesouras sem ponta e supervisionar o tempo todo.

9) Brincar de imitar animais

“Imite um elefante”, “ande como um caranguejo”, “salte como um sapo” – esse tipo de brincadeira é divertida e trabalha diversos grupos musculares. Além de movimentar o corpo, desenvolve a criatividade e o senso de ritmo. É ideal para grupos, festas ou momentos de brincadeira livre.

10) Cozinhar receitas simples

Convidar as crianças para ajudar no preparo de lanches é uma excelente maneira de envolver coordenação motora, concentração e hábitos alimentares saudáveis. Elas podem mexer ingredientes, despejar líquidos e montar o prato com autonomia. Uma sugestão divertida é preparar uma salada de frutas com Iogurtes Chamyto!

Confira também: Lanches saudáveis para escola: 7 dicas de especialistas para montar uma lancheira nutritiva para seu filho 

Lembrete para os pais: cada criança tem seu ritmo

O desenvolvimento da coordenação motora infantil acontece de forma gradual e única em cada criança. O importante é não fazer comparações e sim proporcionar um ambiente seguro, afetuoso e estimulante – independente da idade – além de respeitar o tempo e os limites do seu filho.

Ao incluir brincadeiras no dia a dia, você contribui para que ele cresça com mais autonomia, confiança e equilíbrio físico e emocional.

Para recarregar as energias: Chamyto é o maior aliado!

Depois de tantas atividades e movimentações, as crianças precisam repor energia de forma saudável e gostosa. Os iogurtes e leites fermentados Chamyto, são ideais para preparar lanchinhos entre uma brincadeira e outra. Os produtos são ricos em zinco, nutriente essencial para o crescimento saudável, e lactobacilos vivos, que ajudam na saúde intestinal e fortalecem a imunidade. Além de tudo, são preparados com sabores perfeitos para agradar o paladar de todas as crianças! 

Saiba mais: O que são os lactobacilos vivos de Chamyto? Conheça os benefícios e como funcionam