Avatar autor post - Chamyto

17 de dezembro de 2025

Por Chamyto

Viagens em família são sempre momentos muito especiais, mas também podem se tornar um grande desafio – principalmente quando o trajeto é longo. Para transformar as horas de estrada em uma experiência leve e divertida, nada melhor do que preparar algumas brincadeiras para fazer no carro com as crianças! Além de entreter longe das telas, os jogos estimulam a criatividade, a atenção e a imaginação de uma forma super legal e divertida. 

A seguir, confira brincadeiras para fazer no carro em uma viagem com as crianças! 

Confira mais: O que levar nas férias com crianças? Veja o checklist completo para curtir sem imprevistos 

Quais brincadeiras fazer no carro?

Aqui entram jogos clássicos, criativos e fáceis de adaptar para diferentes idades.

1) Jogo das cores

Nessa brincadeira, o adulto escolhe uma cor e as crianças precisam encontrar carros, placas ou objetos no caminhão que sejam da cor escolhida. No fim da viagem, vence quem encontrar mais itens! É ótimo para estimular o foco e a percepção visual – perfeito para quem busca brincadeiras para viagens longas.

2) Fui à feira e comprei…

O jogo “fui à feira e comprei” é um clássico. Um jogador começa acrescentando uma palavra à frase (por exemplo: fui à feira e comprei melão), em seguida, o próximo jogador adiciona mais um item à frase – repetindo a anterior por completo e na ordem certa – (exemplo: fui à feira e comprei melão e maçã) e assim por diante. Quanto mais itens comprados na feira, mais difícil e mais engraçado fica a brincadeira! 

Essa brincadeira estimula a memória e a criatividade, e é uma ótima opção de jogos para jogar no carro com amigos! 

3) Histórias coletivas

Nessa brincadeira para fazer no carro, o adulto começa a história e cada criança continua com uma frase. Quanto mais criativo, diferente e engraçado, melhor! É ótimo para evitar tédio, além de incentivar as habilidades de linguagem e a criatividade.

4) Jogo do “quem sou eu?”

Um jogador pensa em um animal, personagem, pessoa famosa… e os outros fazem perguntas de “sim” ou “não” até adivinhar. Além de divertida, é uma forma de passar o tempo com muita risada. Funciona muito bem como coisa para fazer no carro em viagem com crianças de várias idades!

5) Palavras relacionadas 

Nessa brincadeira, uma pessoa começa com uma palavra aleatória. Em seguida, o próximo jogador precisa falar uma palavra relacionada à que foi falada e assim por diante! É um ótimo jogo para estimular o pensamento, além de agregar vocabulário aos pequenos. 

Se as crianças foram mais velhas, dá para aumentar a dificuldade da brincadeira para fazer no carro: o jogo passa a se chamar “ C, S, Composto”. As palavras ainda precisam estar relacionadas entre si – mas não podem começar com C e S, e nem podem ser palavras compostas – como guarda-roupas, por exemplo.

6) Bingo 

Antes da viagem, prepare cartões com elementos comuns da estrada (ponte, vaca, caminhão amarelo, placa verde…). A criança marca conforme encontra e, quem gritar bingo primeiro, ganha um lanchinho especial! Nessa hora, o Chamyto Go Squeeze é seu maior aliado: seja na versão de morango ou de vitamina de frutas, os sabores do iogurte Chamyto são desenvolvidos especialmente para agradar o paladar dos pequenos, além de serem ótimas fontes de cálcio! Além disso, o Chamyto Go Squeeze pode ficar até 6h fora da geladeira – por isso, é ideal para viagens de carro! 

7) Diário de viagem

Antes de sair de casa, presenteie as crianças com um caderno e uma caneta colorida para que ela possa documentar tudo o que acontecer na viagem – desde paisagens até conversas engraçadas dentro do carro. É uma ótima forma de estimular a escrita e de criar memórias inesquecíveis e que possam ser revisitadas sempre! 

Veja também: Dislexia infantil: conheça os sinais mais comuns e algumas opções de tratamento 

Lanches gostosos deixam as brincadeiras no carro muito mais divertidas 

Durante a viagem, é comum que as crianças fiquem com fome. Por isso, a dica é sempre levar sanduíches, snacks e Chamyto Go Squeezeque pode ficar até 6 horas fora da geladeira!