Avatar autor post - Chamyto

16 de janeiro de 2026

Por Chamyto

O Taekwondo é uma arte marcial coreana bastante conhecida no Brasil e cada vez mais é praticada por crianças e adolescentes. Essa atividade oferece benefícios no desenvolvimento infantil que vão além do exercício físico: trabalha de forma muito integrada o corpo, a mente e a disciplina da criança – pilares fundamentais para formar cidadãos respeitosos, disciplinados e autoconfiantes desde a infância.  

Qual a idade ideal para começar a praticar taekwondo?

A idade indicada para começar a praticar Taekwondo pode variar um pouco dependendo da academia e do método do instrutor, mas geralmente as escolas aceitam crianças em programas adaptados a partir dos 4 a 6 anos de idade.

De 4 a 5 anos, o foco principal não é a técnica da arte marcial, mas sim o desenvolvimento motor e social através de atividades lúdicas e divertidas para introduzir posturas simples e chutes básicos. 

O taekwondo é bom para crianças? Conheça os benefícios

Coordenação e equilíbrio – Com o treinamento de chutes e movimentos dinâmicos, o Taekwondo é um exercício completo. A prática melhora a coordenação motora da criança, o senso de equilíbrio e agilidade, além de aumentar a força muscular e resistência cardiovascular. 

Flexibilidade – Com a prática regular de alongamentos e chutes altos, a flexibilidade é mais um benefício garantido por essa modalidade de luta para crianças, prevenindo possíveis lesões durante a infância.

A filosofia do Taekwondo ajuda no desenvolvimento mental e emocional das crianças

Respeito e perseverança – A estrutura hierárquica de troca de faixas e o código de conduta da arte marcial (respeito aos mestres, aos colegas e às regras) ensinam disciplina e hierarquia de forma prática para crianças de diversas idades. Além disso, o sistema de faixas ensina que a evolução no esporte requer tempo, esforço e dedicação, estimulando a criança a não desistir diante dos obstáculos.

Autoconfiança – À medida que a criança aprende novas técnicas e avança nas faixas, ela conquista também um senso de realização, o que fortalece sua autoestima e autoconfiança.

Foco e controle emocional – A necessidade de realizar técnicas e sequências de movimentos também exercitam e aprimoram o foco e a concentração, o que reflete positivamente no desempenho escolar. A canalização de energia que o esporte proporciona também auxilia os pequenos atletas a praticar o autocontrole emocional. 

A socialização e o trabalho em equipe são mais ensinamentos da arte marcial 

Senso de equipe – O Taekwondo incorpora princípios como a cortesia, a integridade, a lealdade, a humildade e o espírito indomável, auxiliando na formação do caráter. As aulas são feitas em grupo, promovendo o espírito de equipe, o companheirismo e a interação com diferentes faixas etárias.

O Taekwondo também é um ensinamento de defesa pessoal

Autoproteção – A prática do Taekwondo ensina a criança a se proteger, mas reforça que a força deve ser usada apenas em último caso, promovendo a confiança sem incentivar a violência.

Taekwondo é mais do que um esporte que inclui crianças, ele pode ser utilizado como ferramenta pedagógica  para desenvolver uma criança mais disciplinada, autoconfiante e preparada para os desafios da vida.

Chamyto é o combustível ideal para os mini-atletas!

Esporte e nutrição formam a dupla perfeita para uma infância saudável! Mais do que matar a fome, a alimentação correta fornece a energia necessária para o corpo brilhar nos treinos de Taekwondo. Chamyto facilita a missão dos pais de oferecer nutrientes essenciais de um jeito delicioso.