Avatar autor post - Chamyto

19 de setembro de 2025

Por Chamyto

Em um mundo cada vez mais conectado, é essencial incentivar as crianças a passarem tempo em contato com a natureza e com atividades ao ar livre. É justamente no brincar do lado de fora que elas exploram sua criatividade, desenvolvem habilidades motoras e descobrem novas formas de se divertir. Inclusive, as brincadeiras infantis ao ar livre fortalecem vínculos entre família e amigos, além de criarem lembranças que ficam para a vida toda! Por isso, atividades fora de casa não podem ficar de fora da rotina das crianças.

Pensando nisso, reunimos 8 ideias de brincadeiras ao ar livre para diversas idades!  Confira! 

Veja também: Top 10 brincadeiras infantis mais buscadas pelos pais (e como fazer em casa!) 

1. Caça ao tesouro 

A caça ao tesouro é uma brincadeira infantil antiga que ainda pode fazer muito sucesso nas novas gerações. Para organizar, basta preparar pistas simples, esconder pequenos objetos e deixar as crianças explorarem o ambiente em busca da recompensa. Além de divertida, essa atividade estimula o raciocínio lógico, a atenção e o trabalho em equipe. Pode ser feita com crianças menores, que vão adorar a sensação de aventura, e também com os maiores – que enfrentam pistas mais elaboradas.

2. Piquenique com brincadeiras

Um piquenique é muito mais do que uma refeição fora de casa: ele se transforma em um momento de união familiar e muita descontração. Monte uma toalha no gramado, prepare frutas, sucos e lanches leves, e leve opções práticas como o Chamyto Pouch, que é fácil de transportar e nutritivo (e pode ficar até 6 horas fora da geladeira) perfeito para complementar a refeição dos pequenos. Depois de comer, incentive as crianças a participarem de brincadeiras infantis simples, como, pega-pega ou esconde-esconde. Essa combinação de boa alimentação com diversão ao ar livre é sempre um sucesso.

Confira também: 8 brincadeiras indígenas para ensinar cultura e divertir as crianças 

3. Corrida de saco

A corrida de saco é um clássico que não pode faltar quando falamos em brincadeiras infantis antigas. Basta conseguir alguns sacos de tecido resistente e marcar uma linha de chegada. As crianças precisam pular dentro do saco até o final do percurso, garantindo muita risada e momentos inesquecíveis. Essa brincadeira ajuda no equilíbrio, na coordenação e no gasto de energia, além de poder ser feita em equipes para estimular a cooperação! 

Veja mais: Coordenação motora infantil: 10 atividades para desenvolver brincando  

4. Amarelinha 

Quem nunca brincou de amarelinha? Esse jogo é um dos símbolos das brincadeiras infantis antigas: uma atividade simples, que exige apenas giz e chão disponível, mas que estimula coordenação, atenção e criatividade.

5. Bolhas de sabão

Essa atividade pode ser feita em qualquer idade e garante muitos momentos de alegria. Os pequenos adoram correr para estourar as bolhas, enquanto os maiores podem tentar criar bolhas gigantes. Dá para brincar até pela janela de casa! 

6. Pintura com giz no chão

Com um simples kit de giz de quadro negro colorido, o quintal ou a calçada se transformam em uma verdadeira tela criativa. As crianças podem desenhar, brincar de amarelinha ou até mesmo usar a imaginação para inventar novas brincadeiras. Essa atividade estimula a imaginação e desenvolve habilidades artísticas! 

7. Corrida de obstáculos

Usar cones, cordas, caixas ou até almofadas pode transformar o quintal em uma pista divertida e fácil de organizar ao ar livre. Essa brincadeira infantil é perfeita para estimular o equilíbrio, a agilidade e a coordenação motora! Você pode montar percursos diferentes de acordo com a idade das crianças, deixando o desafio mais fácil para os pequenos e mais elaborado para os maiores. Além disso, é uma excelente forma de gastar energia e se exercitar brincando.

Confira: Esportes para crianças: 8 opções que ajudam no desenvolvimento 

8. Brincadeiras com corda e bambolê

Seja pulando corda sozinho, em dupla ou em grupo, a diversão é garantida. Além de ser uma atividade que ajuda na resistência física, ainda trabalha com ritmo e coordenação. O mesmo vale para os bambolês que também podem fazer parte da corrida de obstáculos se estiverem organizados lado a lado no chão.

Saiba mais: Como estimular a atividade física infantil em cada idade? 

As brincadeiras infantis são uma forma de proporcionar momentos de alegria e movimento para as crianças. Além de estimular a imaginação e a socialização, essas atividades ao ar livre ajudam os pequenos a se desconectar um pouco das telas e a explorar o mundo de maneira mais ativa e saudável.

Depois de tanta diversão, nada melhor do que recarregar as energias com um lanche nutritivo. Os iogurtes e leites fermentados Chamyto são práticos, saborosos e enriquecidos com zinco, cálcio e vitaminas para complementar o dia das crianças com muito mais saúde. Assim, os momentos de brincar ficam ainda mais completos, combinando muita diversão com nutrição! 

Leve a diversão e a nutrição de Chamyto para o dia a dia do seu filho e garanta que cada brincadeira seja ainda mais completa e saudável.