Avatar autor post - Chamyto

27 de agosto de 2025

Por Chamyto

Ensinar empatia para crianças é um trabalho muito importante na vida de qualquer pai ou cuidador. É durante a infância que os pequenos começam a entender e explorar melhor seus sentimentos. O papel dos pais nesse momento é incentivar os comportamentos saudáveis e que trazem benefícios para a vida social – como é o caso da empatia. 

Esse termo se refere à capacidade de se colocar no lugar do outro. Pessoas empáticas são aquelas que conseguem entender e compartilhar os sentimentos de forma genuína, partindo de um ponto de vista gentil e solidário. Quando ensinamos empatia para as crianças desde cedo, mais rapidamente elas começam a entender a importância de respeitar os sentimentos dos outros. Isso cria habilidades como melhor comunicação social, resolução de conflitos e ainda facilita as relações sociais. No fim das contas, uma criança empática é muito mais feliz, sociável e repleta de amigos queridos. 

Mas como estimular essa capacidade nos pequenos? Uma boa dica é fazer isso brincando! Afinal, os pequenos adoram se divertir e sempre aprendem mais rapidamente quando há algo lúdico envolvido. Confira a seguir algumas ideias de atividades simples para ensinar empatia brincando para crianças! 

1) Teatro de fantoches 

Crie fantoches, chame a família (ou apenas a criança) e invente histórias sobre personagens lidando com as emoções. Mostre que ele está passando por algum problema e instigue os pequenos a imaginarem o que estão sentindo. Incentive-os a criar soluções para os problemas e finalize a história com um final feliz, mostrando que a ajuda das crianças foi essencial para deixar o outro mais feliz. O teatro de fantoches é uma brincadeira super divertida, que ajuda a explorar a criatividade e ainda estimula os pequenos a se colocarem no lugar dos outros personagens. 

2) Mímica

Toda criança adora brincar de mímica! Para aproveitar o jogo de forma educativa, estabeleça a temática “sentimentos”. Então, escreva diferentes emoções em papeis, dobre-os e sorteie entre os participantes a cada rodada. Cada um terá que fazer a mímica do sentimento para que os outros adivinhem. Essa brincadeira leve e divertida faz com que os pequenos aumentem seu conhecimento acerca das emoções, passando a reconhecê-las mais facilmente com seus nomes e sensações. 

3) Jogo das emoções

Desenhe carinhas em um papel ou imprima imagens de rostos na internet mostrando diferentes emoções. Uma pessoa alegre, outra triste, mais uma zangada… coloque tudo em um pote e peça para a criança sortear. Em seguida, ela deve imitar a expressão que consta na carta. Depois, pergunte como ela acha que a pessoa da foto está se sentindo e peça para ela contar uma situação onde também se sentiu dessa forma. Participe da brincadeira também, pois a criança pode aprender muito com as suas próprias experiências e emoções. 

4) Jogo do espelho

Forme duplas ou trios entre as crianças e peça para que uma faça uma expressão facial ou uma postura que indique uma emoção. Você pode escrever algumas sugestões em papéis para sortear se quiser ajudar no começo da brincadeira. Em seguida, as outras crianças precisam indicar qual é o sentimento destacado e imitar a expressão. Além de ensinar empatia, essa brincadeira é bem divertida e os pequenos vão rir muito com as imitações. 

5) Histórias infantis 

Ler para crianças é uma ótima maneira de incentivar a empatia. As histórias fazem com que os pequenos entrem em contato com diferentes realidades, personalidades e situações, o que cria um leque amplo de emoções e uma melhor compreensão de diversos pontos de vista. Uma boa ideia é fazer perguntas para as crianças depois de terminar a historinha. “Como você acha que o personagem se sentiu? O que você teria feito no lugar dele? Como você poderia ajudá-lo a resolver seu problema?”. Essas são algumas perguntas simples, mas que estimulam a empatia das crianças. 

6) “O que você faria?”

Crie situações variadas e pergunte para a criança: “o que você faria?”. Essa é uma brincadeira simples que você pode fazer enquanto os dois estiverem assistindo um programa ou até mesmo comendo um lanche gostoso. É uma ótima forma de passar o tempo e incentivar a imaginação e empatia dos pequenos. Crianças gostam de ter sua criatividade estimulada, então não tenha medo de perguntar. Afinal, elas não gostam só de fazer perguntas, mas também de respondê-las! 

Dicas para fazer as brincadeiras sobre empatia com crianças 

Agora você já tem algumas ideias super divertidas de atividades envolvendo empatia para crianças! Uma boa dica na hora de botá-las em prática é praticar a escuta ativa. Deixe a criança falar e evite cortá-la no meio do raciocínio. Mostre interesse no que está sendo dito, faça perguntas e estimule a pensar mais. Isso faz com que a criança ganhe confiança e aprenda de forma lúdica. Outra dica é sempre elogiar o comportamento durante as brincadeiras, pois isso estimula a querer cada vez mais. Ao final da atividade, pergunte se a criança gostou e procure entender quais pontos funcionaram ou podem melhorar. Afinal, o objetivo é fazer com que os pequenos não só aprendam, mas também se divirtam. 

Uma última dica é deixar o ambiente bem agradável! Deixe a criança confortável e à vontade para falar. Você pode até mesmo preparar um lanchinho antes ou depois da brincadeira para criar uma associação positiva. O Chamyto é uma ótima pedida para esse momento! Prático e com um sabor delicioso que agrada o paladar infantil, o leite fermentado é adorado pelos pequenos! O melhor de tudo é que ele ainda dá energia a cada gole para mais brincadeiras, além de ser rico em lactobacilos vivos e zinco em sua composição. São muitos sabores de Chamyto para experimentar, trazendo ainda mais diversão para a criançada durante as atividades!