Avatar autor post - Chamyto

11 de agosto de 2025

Por Chamyto

O que fazer quando a criança não quer comer legumes? Muitos pais e cuidadores passam por esse grande problema durante a infância. A maioria das crianças já torce o nariz sempre que vê uma verdura ou legume dentro do prato. Algumas começam a birra, se recusam a comer, ficam de cara feia ou fazem tudo isso ao mesmo tempo. Apesar de ser uma tarefa árdua e que pode causar dor de cabeça, existem alguns truques que vão facilitar – e muito – seu trabalho. Se você quer saber como introduzir legumes na alimentação infantil, confira essas 8 dicas que realmente funcionam e vão fazer toda a diferença!

1) Seja um modelo para a criança 

O primeiro passo de como fazer a criança gostar de legumes é bem simples, mas ignorado por muitos pais e cuidadores: seja o exemplo! Os pequenos se inspiram bastante nas atitudes que os mais velhos têm dentro de casa. Então, se a criança vir que você está comendo uma pizza ou um hambúrguer bem suculento, ela com certeza não vai querer comer cenoura e abobrinha. Além do fato de os fast foods terem um apelo grande entre as pessoas, os pequenos não conseguem entender porque eles precisam comer determinados alimentos se nem os seus próprios pais/cuidadores comem. 

Por isso, a mudança precisa começar com você! Seja um modelo para a criançada e encha seu prato com muitos legumes e verduras. Mostre como você se sente bem ao comê-los e incentive a experimentar também. Além de ser bom para a sua própria saúde, isso faz com que a criança veja o legume como um elemento natural das refeições e será bem mais fácil garantir que ela coma tudo direitinho. 

2) Deixe o prato com legumes atraente para as crianças 

Crianças gostam de tudo que é chamativo, bonito e muito diferente. Então que tal deixar o prato mais divertido e atraente para elas? Cortar o legume no formato de estrelas, formar uma carinha com os ingredientes e dar nomes criativos são algumas ideias simples mas que chamam a atenção dos pequenos. Além disso, use o fato de os legumes serem bem coloridos a seu favor! Coloque diversos alimentos de cores diferentes para dar mais vida ao prato, organizando-os de forma fofa e atraente. Pode ter certeza que um prato bem bonito vai deixar a criançada com muito mais vontade de experimentar.

3) Ensine os benefícios dos legumes para as crianças 

Você já pensou que muitas crianças não querem comer legumes simplesmente porque não entendem seus benefícios? Mesmo que você diga que “legumes são bons para a saúde”, isso pode não ser o suficiente para os pequenos entenderem como eles realmente agem no seu corpo. Crianças são curiosas, então use isso a seu favor na hora de oferecer alimentos saudáveis! 

Sempre que preparar um legume, faça questão de indicar seu nome e explicar quais são os nutrientes presentes nele. Depois, conte um pouco sobre seus benefícios de forma lúdica. Por exemplo: a cenoura é fonte de vitamina C, que deixa o corpo bem mais forte e saudável para poder brincar sem risco de ficar doente. Além disso, ela é laranja porque tem um pigmento chamado betacaroteno, que se transforma em vitamina A e faz com que a criança enxergue muito bem mesmo no escuro, como se fosse um grande superpoder de visão noturna! Contar os benefícios dos legumes de forma educativa e divertida é uma ótima maneira de aumentar o interesse dos pequenos no consumo desses alimentos. 

4) Inclua a criança em todas as etapas de uma refeição 

Que tal levar a criança para fazer compras com você no mercado? Esse é um ótimo momento para mostrar todo um universo de alimentos para os pequenos, expandindo seus conhecimentos e interesses. Aproveite para explicar os benefícios e indicar a enorme variedade de comidas saudáveis disponíveis. Outra dica é chamar a criança para cozinhar com você. Ela não deve fazer as tarefas mais complicadas, como cortar e levar ao fogo, mas pode te ajudar a limpar os alimentos, organizar a bancada e montar o prato, por exemplo. Isso tudo aumenta o interesse e deixa a criança se sentindo bastante orgulhosa por ter ajudado, o que cria uma relação saudável com a comida. 

5) Varie as formas de preparo do legume para crianças 

Uma das melhores respostas para quem quer saber o que fazer para uma criança comer legumes é bem simples: varie no preparo! Ninguém gosta de comer sempre a mesma coisa, então evite ao máximo cair na rotina de fazer sempre a mesma comida. Além de limitar o conhecimento da criança sobre os legumes, isso a deixa enjoada daquele prato. A boa notícia é que os legumes são ótimos para criar variações! 

Por exemplo: a batata pode ser cozida, assada no forno, preparada na airfryer, misturada em ensopados ou utilizada no purê. Além disso, pode ser cortada em tirinhas, chips, quadradinhos, no estilo rústico e muito mais. Ou seja: com um único legume você pode preparar uma série de receitas diferentes, variando os tipos e texturas. Isso faz com que a criança fique muito mais interessada e evita que ela enjoe facilmente de um mesmo alimento. 

6) Tenha paciência com a criança durante o processo 

Todo o processo de como introduzir legumes na alimentação infantil requer paciência. É muito provável que a criança demore a comer sem reclamar, e pode levar ainda mais tempo para que ela goste dos novos alimentos. O ideal é não gritar com a criança, mas se manter firme para que ela entenda que precisa comer comidas saudáveis. Evite ainda fazer muitas barganhas e chantagens porque, mesmo que a criança coma na hora, ela pode criar uma relação negativa com a comida a longo prazo. Por isso, tenha paciência e não force a barra.

Além disso, entenda que a criança não vai gostar de todos os legumes – e está tudo bem! Sempre tem uma comida que não agrada tanto o nosso paladar. Por isso, se perceber que o motivo da criança não querer comer é apenas gosto pessoal, e não uma birra sem sentido, não force demais e respeite as suas vontades. É só partir para um novo legume, pois com certeza terão muitos outros que ela vai adorar! 

7) Combine os legumes com alimentos que a criança já gosta 

Uma boa dica de como fazer a criança gostar de legumes é combiná-los com alimentos que ela já gosta. Isso faz com que ela crie uma associação positiva e passe a ver a comida como algo gostoso. Se a criança adora macarrão com molho de tomate, que tal adicionar cenoura ralada para incrementar o prato? Outra dica é preparar uma omelete de queijo com legumes, um arroz colorido ou completar o frango empanado com abobrinha. Dessa forma, a criança fica muito mais interessada na refeição. Mas atenção: o objetivo não é esconder os legumes! É muito importante que a criança veja e saiba exatamente o que está comendo. A ideia é apenas complementar o que ela já gosta com os legumes, fazendo questão que ela entenda o que está sendo consumido. 

8) Transforme a refeição em um momento divertido 

Quando a criança não gosta de legumes, ela passa a ver o momento da refeição como uma grande tortura. Por isso, é fundamental que você mude essa percepção tornando a hora da comida em um grande momento de diversão! Essa é uma ótima oportunidade de juntar a família para conversar sobre o dia, perguntar para a criança como vai a escola e deixar que ela fale sobre sua vida. Você também pode contar histórias para entreter os pequenos e fazer brincadeiras leves, que não tirem totalmente o foco da comida. Quando a refeição se torna um momento leve e de lazer em família, a criança fica mais animada para chegar na hora do almoço/jantar, ficando assim muito mais disposta a comer os legumes em seu prato. 

Dica bônus: ofereça legumes em outras refeições acompanhados de um bom Chamyto 

Um truque bônus para aumentar ainda mais o consumo de legumes entre crianças é prepará-los em outros momentos do dia, como no lanche da tarde. Muffins, panquecas e palitinhos de legumes são ótimas ideias de aperitivos super gostosos e que podem ser preparados com esses alimentos de forma saudável. Para aumentar o interesse dos pequenos, uma boa dica é complementar o lanche com Chamyto

Queridinho das crianças, o Leite Fermentado Chamyto é super gostoso, agrada o paladar infantil e ainda é uma opção saudável para a dieta! Ele é fonte de zinco, nutriente indispensável para o desenvolvimento saudável, e lactobacilos vivos, que ajudam a regular a microbiota intestinal. O melhor de tudo é que existem diversas opções de sabores para experimentar, como uva, tradicional e morango. Um lanchinho de legumes acompanhado de um bom Chamyto vai chamar muito mais a atenção dos pequenos, garantindo uma alimentação saudável e super saborosa.