Avatar autor post - Chamyto

27 de agosto de 2025

Por Chamyto

Você já ouviu falar em yoga para crianças? Muito popular entre os adultos, essa prática também pode ser praticada pelos pequenos desde cedo. A yoga consiste em uma técnica meditativa que trabalha corpo e mente a partir de exercícios e posturas específicas. Muito praticada para aliviar o estresse e promover uma maior sensação de bem-estar, ela também traz diversos benefícios para os pequenos e incentiva um desenvolvimento saudável. Conheça a seguir tudo sobre a yoga para crianças e veja algumas das principais posturas que ajudam a criançada!

Qual o objetivo do yoga infantil?

O objetivo da yoga infantil é proporcionar um desenvolvimento completo da criança, levando em conta os aspectos físicos e mentais. Além disso, ela também trabalha os campos emocional e social, garantindo uma verdadeira sensação de bem-estar. Tudo isso é alcançado a partir de práticas de relaxamento, que deixam corpo e mente mais calmos. No caso da yoga para crianças, as aulas costumam ser realizadas de forma lúdica, já que as crianças se interessam por atividades que tenham um toque mais divertido. 

Qual o benefício da aula de yoga? Conheça as vantagens para crianças!

  • Incentiva a concentração: a yoga para crianças é uma atividade que pede muito foco dos pequenos. Toda essa atenção é importante para aumentar a concentração no dia a dia, incluindo na escola
  • Diminuição do estresse: durante a yoga, crianças realizam técnicas de respiração que proporcionam o relaxamento do corpo e da mente. Isso traz uma sensação de calma e diminui o estresse diário. 
  • Consciência corporal: a prática de yoga infantil faz com que as crianças conheçam melhor o próprio corpo. São diferentes posições e movimentos que trazem maior consciência corporal aos pequenos. Isso é importante porque a criança passa a conhecer melhor os seus limites. 
  • Flexibilidade: as crianças precisam fazer diversas posturas durante a yoga infantil, praticando o alongamento e promovendo mais flexibilidade.
  • Aumento da força: os exercícios e posturas da yoga infantil são intensos e trabalham diferentes grupos musculares. O resultado é um maior fortalecimento dos músculos e aumento da força, além de uma melhora na resistência física.
  • Coordenação motora: a criança precisa aprender a controlar seus movimentos para realizar as posturas da yoga infantil. Esse trabalho frequente ajuda a proporcionar uma grande melhora na coordenação motora. 
  • Sono de qualidade: depois da prática de yoga infantil, a criança fica com corpo e mente bem relaxados. Isso garante uma boa noite de sono e mais disposição no dia seguinte. 
  • Autoconfiança: a sensação de relaxamento e bem-estar que a yoga traz para as crianças faz com que elas se sintam mais calmas, leves e confiantes. Cada postura e movimento novo que ela aprende traz consigo uma sensação de segurança que reflete em uma melhora da autoestima. 

Com quantos anos pode fazer yoga?

A yoga infantil pode começar a ser praticada a partir dos 3 anos de vida. Nessa idade, a criança já consegue reproduzir posturas, tem uma melhor capacidade de aprendizado e é capaz de seguir instruções com mais facilidade. No primeiro momento, o ideal é que a yoga infantil seja realizada de forma bem lúdica, com muitas brincadeiras. Não precisa de tanto silêncio e foco: o importante é que a criança comece a ter um maior conhecimento acerca do próprio corpo e ganhe um contato inicial com a prática. 

Já a partir dos 5 ou 6 anos, a aula de yoga já pode ser mais elaborada. É possível elevar o nível das posturas realizadas, pois a criança consegue reproduzi-las sem muitos problemas. Também dá para utilizar técnicas de respiração mais avançadas, garantindo maior foco e relaxamento. Lembre-se, porém, que qualquer atividade deve ser sempre adaptada para criança. Por isso, respeite os limites e não force posturas que possam causar desconforto. 

Como é a aula de yoga para crianças?

Hoje em dia, existem aulas de yoga para crianças em academias, escolas e estúdios. As sessões podem ser coletivas ou individuais. A opção em grupo tem a vantagem de proporcionar mais socialização, enquanto a aula particular traz um foco maior na criança. A yoga infantil deve ser feita sob a observação de um profissional durante todo o tempo. 

Normalmente, as turmas iniciantes começam com brincadeiras mais lúdicas e leves, contação de histórias e atividades simples que estimulam a movimentação corporal. Conforme a criança avança de nível, as aulas ganham mais complexidade (mas sempre adaptadas ao corpo infantil). Posturas seguras, exercícios de respiração e técnicas de relaxamento são trabalhadas de forma mais profunda ao longo das sessões. 

Quais são as posturas de yoga para crianças?

Existem muitas posturas de yoga que podem ser praticadas por crianças, trazendo diversos benefícios ao corpo. Veja as melhores: 

Cachorro olhando para baixo: a criança apoia as mãos e pés no chão, colocando a cabeça entre os braços e o bumbum levantado para o teto. Assim, ela fica em uma postura de V invertido. 

Postura da montanha: de pé, a criança mantém os pés juntos e os braços relaxados ao lado do corpo. Com a coluna bem ereta, ela deve olhar para frente enquanto respira lentamente. 

Postura da árvore: de pé, a criança apoia a sola do pé direito na parte interna da coxa ou panturrilha esquerda. Ela deve juntar as mãos em posição de oração na altura do peito ou acima da cabeça para manter o equilíbrio (repita com o outro pé). 

Postura do gato e da vaca: com as mãos e joelhos apoiados no chão, a criança deve arquear as costas para cima (postura do gato) e, em seguida, descer com a barriga em direção ao chão, mantendo a cabeça e o peito levantados (postura da vaca). Esses movimentos devem ser alternados para trabalhar bem o corpo todo. 

Chamyto traz energia e força para crianças praticarem yoga infantil 

Quem nunca praticou yoga não tem ideia de quanta força é necessária! É claro que a versão infantil é adaptada para a idade, mas ainda assim a criança precisa ter uma boa disposição para realizar todas as posturas e movimentos. Para isso, é fundamental garantir uma alimentação de qualidade. Afinal, a comida é o grande combustível do corpo! Organize um cardápio completo, com refeições regulares e repleta de nutrientes. Assim, a criança ganha a força necessária para aproveitar ao máximo a yoga infantil. 

O Chamyto é um grande aliado das crianças que praticam yoga! Além de muito gostoso e cremoso, ele é repleto de nutrientes essenciais ao desenvolvimento saudável. O Leite Fermentado Chamyto em garrafinha ou caixinha apresenta zinco, nutriente que auxilia na manutenção dos ossos. Já o Iogurte Chamyto pouch e 1+1 também são fontes de cálcio, mineral responsável pelo funcionamento muscular, formação e manutenção dos ossos. Assim, cada gole de Chamyto traz energia e força para as crianças realizarem yoga infantil de forma divertida e saudável!