Avatar autor post - Chamyto

1 de dezembro de 2025

Por Chamyto

Só quem já precisou esperar com crianças em uma longa fila ou em uma sala de espera sabe o quanto essa tarefa pode ser exaustiva! Os pequenos ficam entediados rapidamente e, com isso, procuram qualquer distração. Alguns não param de falar, outros fazem bagunça, e alguns podem até começar uma birra. Se você já prevê que passará um bom tempo com a criança, não se desespere! A solução para esse problema está nas brincadeiras para crianças!  

A criançada sempre se distrai com algum tipo de entretenimento, o que ajuda o tempo a passar mais rápido. É claro que não é possível fazer atividades muito elaboradas em uma fila ou sala pequena, pois o espaço é limitado. Porém, com criatividade, existem muitas opções de jogos que você pode testar. Confira a seguir 7 brincadeiras para crianças em filas e salas de espera que tanto você quanto os pequenos vão adorar! 

1. Jogo do “Eu Vejo”

O “Eu Vejo” é uma das brincadeiras para crianças mais simples de se fazer em uma fila ou sala de espera, pois não exige nenhum material, apenas criatividade! Nesse jogo, um dos participantes diz: “Eu vejo uma coisa que é…”, e dá uma dica do objeto, como cor, tamanho ou forma. O outro deve, então, adivinhar o que está sendo observado a partir da descrição. As crianças adoram esse jogo simples porque estimula a imaginação e as faz sentir como pequenos detetives explorando o ambiente. Assim, os pequenos ficam tão concentrados na brincadeira infantil que nem percebem o tempo passar. 

2. Mímica 

A mímica é uma das brincadeiras para crianças mais clássicas e pode ser facilmente adaptada para entreter em filas e salas de espera. Primeiro, defina um tema para a representação: animal, desenho animado, profissão ou filme, por exemplo. Em seguida, a criança deve tentar adivinhar a mímica! Essa brincadeira é ideal, pois só exige gestos e pode ser feita sentada, sem falar alto ou se movimentar muito. Ao mesmo tempo, é super divertida e engraçada, rendendo risadas e distração para as crianças.  

3. “Fui à feira”

Esse é um jogo que desafia a criatividade e a memória! A brincadeira infantil começa com uma pessoa dizendo: “Fui à feira e comprei…” e escolhe um item (por exemplo, “banana”). Em seguida, o próximo participante repete a frase e adiciona um novo item: “Fui à feira e comprei banana e maçã”. A sequência da frase aumenta a cada rodada e o jogo termina quando alguém erra a ordem. Além de estimular a concentração e o raciocínio, as crianças se divertem com o desafio, mantendo a atenção presa por um bom tempo. 

4. Stop 

Stop (ou Adedanha) é uma brincadeira que toda criança adora! É um jogo dinâmico e que estimula a rapidez de raciocínio e a criatividade. O primeiro passo é escolher uma letra do alfabeto. Em seguida, todos devem pensar em palavras que comecem com essa letra dentro de categorias combinadas (como “animal”, “fruta”, “cor”). Quem terminar de pensar primeiro, grita “Stop!”. Vocês podem jogar com papel e caneta, mas, caso não tenham, é possível jogar oralmente, apenas falando as respostas. É uma brincadeira de criança que mantém a mente ocupada por bastante tempo. 

5. Brincadeiras com as mãos 

Existem inúmeras brincadeiras para crianças que podem ser feitas usando apenas as mãos! Adoleta, Jokenpô (pedra, papel ou tesoura) e guerra do polegar são clássicos que sempre entretêm os pequenos! Esses jogos são ótimos em filas e salas de espera porque ocupam as mãos, que tendem a ficar inquietas durante a espera. Além disso, são atividades divertidas que ajudam a acalmar sem fazer bagunça ou atrapalhar as outras pessoas ao redor. 

6. “Quem sou eu?”

Sem dúvidas, “Quem Sou Eu?” é uma das brincadeiras para crianças mais divertidas para fazer em filas ou salas de espera. Neste jogo, uma pessoa pensa em um personagem, animal ou objeto, e as outras precisam adivinhar. No entanto, há uma regra: os participantes só podem fazer perguntas que exijam respostas de “sim” ou “não”! Essa é uma brincadeira simples que pode ser feita em voz baixa e, de quebra, estimula o raciocínio lógico. Além disso, jogos de adivinhação sempre são empolgantes, o que ajuda a prender a atenção dos pequenos com muita facilidade! 

7. História em cadeia

Divertida e criativa, a história em cadeia é uma brincadeira de criança que estimula o senso de humor. Afinal, quanto mais maluco for o resultado final, melhor! Para começar, uma pessoa inicia uma história com uma frase no estilo: “Era uma vez, uma criança que tinha um dragão”. Em seguida, o próximo participante acrescenta uma nova frase à narrativa. Assim, cria-se uma história em cadeia super doida e divertida. Essa brincadeira infantil é ótima para transformar o tédio da fila ou sala de espera em um momento de muita animação!

Leve Chamyto para deixar a espera mais saborosa! 

Ficar horas na sala de espera ou em uma fila interminável sempre acaba despertando a fome! Nesses momentos, é sempre bom ter um alimento prático e nutritivo na bolsa, como o Chamyto! O Leite Fermentado Chamyto é uma excelente fonte de zinco na versão garrafinha, e de vitaminas na versão caixinha, na qual ainda pode ser encontrado em diferentes sabores (Tradicional, Morango e Uva). 

Outra opção é o Iogurte Chamyto, que também é rico em cálcio. Seu formato em pouch permite ficar até 6h fora da geladeira, garantindo muito sabor e nutrição a qualquer momento, até mesmo durante longas horas de espera!